MOÇÃO DE PESAR ABR

PROFESSORA CHEILA GONÇALVES MOTHÉ


A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE REOLOGIA, manifesta seu profundo pesar e solidariza-se com a família e amigos de nossa Professora Titular Cheila Gonçalves Mothé, pelo seu falecimentoocorrido no dia 24 de fevereiro deste ano. A Professora Cheila foi a primeira professora titular negra por concurso público na história da UFRJ.

Profa Cheila contribuiu ativamente para a disseminação do conhecimento em Engenharia Química, trabalhando como docente por 37 anos na Escola de Química/UFRJ. Ela trabalhou durante toda a sua vida na universidade dedicada ao ensino, com mais de 14.000 horas/aula, incentivando alunos a acreditarem na importância da ética na pesquisa científica de modo a promover o desenvolvimento do país. Foi uma perda incalculável para a pesquisa científica no Brasil, e em especial para a área de Processos Orgânicos, Análise Térmica e Reologia.

Ela começou sua trajetória acadêmica no início dos anos 1970 , na Universidade Federal R. do Rio de Janeiro, obtendo seu diploma de graduação em Engenharia Química. Profa Cheila obteve seu título de mestre em Ciência de Polímeros no IMA/UFRJ em 1983, sob orientação do Prof. Chaki Azuma. No ano de 1992 ela obteve seu título de Doutora em Ciências pela USP – Brasil/ University of the Air – Japão, orientada pelo saudoso Prof. Ivo Giolito. Ela também realizou dois pós-doutorados na Cornell University/USA (1998), em Reologia de Polissacarídeos e na Cleveland State University/ USA (2003), em Analise Térmica de biopolímeros. Durante sua vida publicou mais de 400 trabalhos em periódicos e congressos nacionais e internacionais; orientou mais de 50 Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado e mais de 150 estudantes de Iniciação Científica; foi autora de 10 livros e 10 patentes. Foi pesquisadora PQ/CNPq por mais de 10 anos. Dentre os diversos prêmios nacionais e internacionais recebidos, destaca-se a "Retorta de Ouro e Química do Ano de 2006" promovido pelo CRQ 3ª Região/RJ. Foi Presidente da Associação Brasileira de Análise Térmica e Calorimetria (2016-2020), Membro do African Scientific Institute (2010-2020) e Membro Honorário da Hungarian Chemical Society (2010). Também atuou como Regional Editor (2012-2016) e Associate Editor (2018-2020) do Journal Thermal Analysis and Calorimetry. Fundou e coordenou três laboratórios de pesquisa na EQ/UFRJ, Laboratórios de Tecnologia de Polímeros Naturais e Sintéticos, de Análise Térmica Prof Ivo Giolito RJ e de Reologia Leni Leite.

Profa Cheila foi muito admirada por seus colegas de trabalho, alunos e reconhecida pelas suas inúmeras realizações profissionais. Ela tinha uma mente brilhante, como uma verdadeira alquimista. Ao mesmo tempo se mantinha humilde e amável com um coração generoso para ajudar a todos que procuravam por sua assistência. A Cheila nos deixa, mas fica o seu legado, os seus ensinamentos, a sua fé no ser humano, o seu exemplo como profissional, a sua militância em defesa dos direitos dos negros, a sua habilidade de disseminar o conhecimento e seu amor incondicional como mãe. Ela deixa duas filhas, Michelle e Danielle e seu marido Heitor. Profa Cheila sempre será lembrada como uma pessoa cheia de vida.

 

Michelle G. Mothé

© 2019  ABR- Associação Brasileira de Reologia

55 21 3938-7587/ 3938-8544   Email : reologiadobrasil@gmail.com

Avenida Athos da Silva Ramos, 149 - Bloco A - CT - 2º andar - CEP 21941-909 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil